terça-feira, 17 de maio de 2011

Xingu por Marcelo Torres

Marcelo Torres - Foto de Beatriz Lefèvre

O filme Xingu é como prêmio de profissão. Sou suspeito para falar.

Primeiramente, amo fazer Cinema e fazer Cinema dessa forma que fizemos é maravilhoso.

Ao ler o roteiro já pude imaginar lugares com beleza e preservação indescritíveis. Desde muito novo percorro a região Centro-Oeste em viagens de pescaria com meus pais, meus tios e meus primos. Então sugeri o Tocantins por ser um lugar onde a natureza ainda mantém seu equilíbrio. Lugar onde temos rios limpos, pássaros e animais silvestres, um lugar onde poucos pés humanos pisaram.

Contar a história dos irmãos Villas-Boas é contar um pouco da nossa história. História que talvez poucos conheçam. História de verdadeiros heróis. E heróis brasileiros. Foi durante os 40 anos de expedição, de desbravamento de terras, de doenças, nascimentos, mortes, alegria, perseverança, amizade que eles criaram o Parque Nacional do Xingu. Com garra, determinação e acima de tudo esperança.

E o nosso filme foi feito com toda essa carga de energia e emoção. Orlando, Cláudio e Leonardo estiveram presentes conosco nessa empreitada. A nossa expedição começou verde, as paisagens ainda estavam começando a receber os raios alaranjados do sol escaldante do Tocantins. A chuva já tinha ido embora. E no decorrer da nossa expedição as fumaças começaram a tomar conta do horizonte. Mas a Lua sempre vinha para acalmar e intensificar mais a beleza do cerrado.

E assim se sucedeu os meses que filmamos no Tocantins. Pude mostrar a natureza que meu pai me apresentou. Pude ter o prazer de fazer o que gosto num lugar onde a natureza é exuberante e virgem.

O Xingu é um filme que nos faz pensar na vida. A saga dos três irmãos nos mostra todas as relações, a importância dos sentimentos, a luta pela sobrevivência, a amizade, a cumplicidade, a descoberta, a esperança.

É um filme que vai nos mostrar um pouco da história brasileira, a história dos índios, da cultura indígena, vai nos contar uma história de vida, uma história de heróis.


Escrito por Marcelo Torres, diretor de produção de "Xingu".

Nenhum comentário: