quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

REUNIÕES


As últimas reuniões entre o diretor Cao Hamburger, os produtores e finalizadores de "Xingu", acontecem essa semana. Agora, é tudo uma questão de pequenos detalhes até que o filme seja finalizado por completo.
Cao acompanha de perto a edição, ao lado de Gustavo Giani, montador do filme, que trabalha desde o segundo semestre de 2010.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

PROCESSO DE MONTAGEM

“Xingu” segue em processo de montagem. O responsável pela edição é Gustavo Giani, que já trabalhou em outros projetos produzidos pela O2, como “O Banheiro do Papa”, “À deriva” e mais recentemente “VIPs”.

O trabalho é acompanhado de perto pelo diretor Cao Hamburger e pela roteirista Elena Soarez. A montagem, que teve início em agosto de 2010, quando o longa ainda estava sendo filmado, deve ser finalizada ainda no primeiro semestre de 2011.

“Xingu” narra a história dos irmãos Villas Boas, que dedicaram seu trabalho à defesa dos índios, e criaram o Parque Nacional do Xingu, em 1961.

Na foto: Gustavo Giani, Cao Hamburger e Elena Soarez.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

FIM DAS FILMAGENS - CAO HAMBURGER

Acabamos as filmagens e voltamos a São Paulo.
Depois de passar tanto tempo a céu aberto, sol, rios, mata...
Dormimos a ultima semana nas enormes e incríveis ocas dos Yawalapitis, ouvindo os sons do Xingu e acordando ao som das mulheres da aldeia cantando em seu dia de festa.
Parecia um sonho.
No ultimo dia no Xingu, acordamos as 4 da manhã com lindas índias cantando e dançando... Entravam e saiam das ocas com uma música linda...depois pedi para traduzirem... Eram canções alegres que falavam de coisas simples da vida, como as nossas canções. Os índios não são tão diferentes de nós.... São só mais alegres, menos estressados, mais inteiros....menos idiotas. Ou menos idiotizados por séculos de uma sociedade que nos impõe padrões de felicidade.
Conviver com uma sociedade diferente da nossa, nos serve de espelho. Olhamos para nós mesmos de outra forma.
Mas esse é outro assunto.
Agora estamos em uma sala escura editando as imagens incríveis que captamos nessa aventura que vocês puderam acompanhar nesse blog.
Queria agradecer de coração a todo o elenco e a equipe que se comportaram como verdadeiros heróis.
Sinto que houve uma entrega e dedicação de todos a essa história, a esse universo.
Ao elenco principal, os três mosqueteiros, Felipe, João e Caio, que praticamente trabalharam todos os dias, e passaram por provas de força e caráter para dar conta de interpretar em condições difíceis, apesar do conforto que a produção sempre lhes garantiu.
Ao elenco indígena, pela dedicação, concentração e talento que tivemos a honra e o prazer de desfrutar.
A equipe tecnica heróica e parceira, guerreira, talentosa e profissional.
A Bel Berlinck, produtora e produtora executiva que chamou a responsabilidade para si e junto com Marcelo Torres, diretor de produção, nos conduziu por esse Brasil afora.
Aos produtores Fernando Meirelles, Andrea Barata e Bel, pela confiança e apoio.
Aos irmãos Villas Boas pela inspiração.
A todos que nos ajudaram a entender essa história.
Estes são agradecimentos parciais, porque ainda não acabamos.
Estamos começando a última e derradeira etapa.
A montagem e finalização.
Até já!
Cao Hamburger

Foto de Equipe from Xingu O Filme on Vimeo.



segunda-feira, 25 de outubro de 2010

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Parque Indígena do Xingu

Depois de Palmas e Miracema do Tocantins as filmagens seguiram para o coração do Brasil, no Parque Indígena do Xingu, no estado do Mato Grosso.
Afim de que a nossa presença interferisse o mínimo possível na rotina do Parque, uma equipe reduzida embarcou para lá, onde as filmagens duraram 6 dias. O blog passa a contar a partir de agora um pouco mais sobre o Parque que foi a principal conquista dos irmãos Villas Bôas.

O Parque Indígena do Xingu from Xingu O Filme on Vimeo.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Câmera! Ação!

Durante as filmagens, quando a assistente de direção Marcia Faria pedia "câmera" e "ação" a arara Laura, que interpreta o animal de estimação de Orlando Vilas Bôas, repetia os comandos. Encerramos a semana com mais uma participação da arara Laura no blog.

Câmera! Ação! from Xingu O Filme on Vimeo.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

UM OUTRO OLHAR

Não foram raras as vezes que a curiosidade dos índios recaiu sobre os equipamentos de filmagem da equipe do filme e do making of. Com a câmera emprestada Yanu Yawalapiti captou este momento que vemos no vídeo abaixo.

UM OUTRO OLHAR from Xingu O Filme on Vimeo.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

XAVANTINA - A LOCAÇÃO



Set de filmagem em Miracema do Tocantins. Começo da expedição Brasil Central.




Miracema do Tocantins foram um dos últimos set's de filmagem do filme Xingu. Representa o ínicio da jornada dos irmãos Villas Bôas.






O Rio Tocantins passa por Miracema. Durante o intervalo do almoço grande parte da equipe aproveita para se refrescar nessas águas cristalinas e fresquinhas.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

XAVANTINA

Xavantina é o marco inicial da expedição dos irmãos Villas Bôas. A cidade, era na época, a última cidade conhecida, "mapeada" pelo homem branco. A equipe de arte reconstruiu esse cenário em Miracema do Tocantins, próximo à Palmas. Como muitos dos outros cenários que representaram uma cidade pela qual os irmãos passaram, esta locação foi feita do outro lado do Estado, longe da verdadeira Xavantina. Saiba um pouco mais sobre essa construção.

Xavantina from Xingu O Filme on Vimeo.